fbpx
(61) 3445-4300 email@l2ip.org

Pesquisa Clínica

Culturalmente, no Brasil, não é comum as pessoas recorrerem a centro de pesquisas clínicas em busca de tratamentos médicos. Isso ocorre por uma série de questões, entre elas a falta de incetivo dos órgão de governo, a existência de alguns mitos e, principalmente, a falta de conhecimento.

Estudos Clinicos são realizados para determinar se um medicamento é seguro e eficaz no tratamento de uma determinada doença. Um medicamento em estudo, significa que ainda não está aprovado para uso específico e está sendo avaliado para isto. Nestes estudos clínicos também são avaliados os efeitos colaterais que possam desenvolver ou estar associados ao uso deste medicamento.

Geralmente, qualquer pessoa pode participar. Porém, é importante salientar que cada estudo clínico é direcionado a um grupo de pessoas com determinada patologia clínica.

Os Estudos Clinicos são realizados de acordo com rigorosas diretrizes éticas (Comitês de Ética Locais e Nacional) e governamentais (ANVISA), que ajudam a assegurar que os direitos dos participantes sejam protegidos, pois informações importantes sobre o medicamento estão sendo coletadas. Todo participante é um voluntário, ou seja, ele assina voluntariamente um termo de consentimento onde todas os riscos e benefícios do estudo são explicados, além de sanar todas as suas dúvidas com os médicos responsáveis pela condução do estudo e entender que ele pode deixar o estudo a qualquer momento, não sendo obrigado a realizar nenhum procedimento que não esteja de acordo. Cada participante de um estudo clínico é acompanhado totalmente sem custos e por uma equipe dedicada que inclui médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

Quando estes estudos são concluídos, as agências governamentais analisam todos os resultados e informações relevantes do estudo realizado e decidem se o medicamento pode ser disponibilizado para uso público.

  • Acompanhamento por equipe médica multidisciplinar;
  • Consultas, exames e medicamento referentes a pesquisa são totalmente gratuito;
  • Reembolso das despesas com transporte nos dias de consulta;
  • Colaborar com o avanço da medicina, no desenvolvimento de novos medicamentos;
  • Alimentação no dias de consulta;
  • Possibilidade de acesso a tratamentos ainda não disponíveis na rede pública ou privada;
  • Acesso a tratamentos e medicamentos de alto custo.

Tratamentos Disponíveis

Insuficiência Cardíaca

Para pacientes com insuficiência cardíaca, doença renal e risco de desenvolver hipercalemia.

Prevenção do 2° Infarto

Para pacientes diabéticos, que esteja com triglicerídeos elevado e já sofreram infarto.

Síndrome Metabólica

Tratamento inovador para diabéticos, com hipertesão arterial e que sejam obesas.

Doença de Crohn

Para pacientes diagnosticados com Doença de Crohn (doença inflamatória intestinal).

Dúvidas Comuns

Acreditamos que informação de qualidade faz parte de qualquer tratamento. 

Qualquer pessoa pode ser um voluntário?
Via de regra, qualquer pessoa pode participar com voluntário de um estudo clínico. Mas, na maioria dos casos, o objetivo do estudo clínico é testar (tanto se é eficaz quanto suas limitações) um novo produto para uma determinada patologia. Sendo assim, cada estudo clínico busca pacientes com a patologia vinculada ao tratamento.
Por quê os tratamentos são gratuitos?

Como todo medicamento precisa ser testado antes de sua comercialização, os estudo científicos são financiados por empresas privadas (geralmente da indústria farmacêutica), tendo em vista ser proibido por lei a implicação de quaquer cobrança aos voluntários.

É seguro ser um voluntário?
Na grande maioria dos tratamentos em pesquisa clínica os riscos são mínimos, mas existem. Obrigatoriamente, os tratamentos são rigorosamente acompanhados pelo medico líder da equipe, chamado de investigador principal. Todo e qualquer risco do tratamento deve ser explicado ao voluntário e constar no termo de consentimento livre e esclarecido – documento que todos os participantes devem assinar antes de iniciar o tratamento.
Um voluntário é o mesmo que uma cobaia?
Nunca! Jamais!
Cobaias são seres irracionais, sem poder de decisão.
Todo voluntário em pesquisa clínica deve assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que garante que o paciente foi informado sobre todos os detalhes do tratamento. E vale ressaltar que o voluntário pode desistir do tratamento a qualquer momento.
Como ser um voluntário?

No L2IP – Instituto de Pesquisas Clínicas, o primeiro passo é preencher o formulário de cadastro online. Cada tratamento tem o seu formulário específico. Assim que  a sua solicitação de cadastro for recebida, ela será avaliada e a nossa equipe entrará em contato para dar continuidade aos protocolos de avaliação.

Fale Conosco

CONTATOS

   +55 (61) 9 8296-0015
   +55 (61) 3445-4300
   email@l2ip.org

ENDEREÇO

Centro Médico Hospitalar L2
SGAS 613, Conj. E, Bloco A
Sala 6 – Subsolo – Asa Sul
CEP: 70.200-730 – Brasília, DF, Brasil

PARCEIROS

HORÁRIOS

  SEG: 07h às 17h

  TER: 07h às 17h

  QUA: 07h às 17h

  QUI: 07h às 17h

  SEX: 07h às 17h

Iniciar bate papo.
Olá! Posso ajudar?
Olá!
Caso você tenha alguma dúvida, pode contar comigo para ajudar, ok?
Powered by